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EIXOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI [2026-2030] foram estruturados a partir à identidade institucional do IFMT. Cada eixo agrega um conjunto de diretrizes estratégicas que orientarão as ações institucionais nos próximos anos, considerando a missão do IFMT e seu compromisso com a educação profissional, científica e tecnológica. Os eixos definidos são:

  1. Administração e Infraestrutura;
  2. Assistência estudantil;
  3. Comunicação;
  4. Educação à distância;
  5. Ensino;
  6. Extensão;
  7. Gestão de Pessoas.
  8. Governança;
  9. Inovação e empreendedorismo;
  10. Internacionalização;
  11. Pesquisa e Pós-graduação;
  12. Planejamento;
  13. Tecnologia da informação.

Os eixos temáticos do PDI refletem não apenas as necessidades internas da instituição, mas também seu papel no desenvolvimento regional e nacional, consolidando o IFMT como um agente estratégico na formação profissional e na produção de conhecimento e inovação. Além disso, atendem a legislação vigente que orienta a elaboração de planos de desenvolvimento institucional. Nesse sentido, o art. 21 do Decreto Nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, estabelece 11 elementos mínimos que devem compor o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São eles:

I - missão, objetivos e metas da instituição em sua área de atuação e seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;

II - projeto pedagógico da instituição, que conterá, entre outros, as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão;

III - cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos, com especificação das modalidades de oferta, da programação de abertura de cursos, do aumento de vagas, da ampliação das instalações físicas e, quando for o caso, da previsão de abertura de campus fora de sede e de polos de educação a distância;

IV - organização didático-pedagógica da instituição, com a indicação de número e natureza de cursos e respectivas vagas, unidades e campus para oferta de cursos presenciais, polos de educação a distância, articulação entre as modalidades presencial e a distância e incorporação de recursos tecnológicos;

V - oferta de cursos e programas de pós-graduação lato e stricto sensu , quando for o caso;

VI - perfil do corpo docente e de tutores de educação a distância, com indicação dos requisitos de titulação, da experiência no magistério superior e da experiência profissional não acadêmica, dos critérios de seleção e contratação, da existência de plano de carreira, do regime de trabalho, dos procedimentos para substituição eventual dos professores do quadro e da incorporação de professores com comprovada experiência em áreas estratégicas vinculadas ao desenvolvimento nacional, à inovação e à competitividade, de modo a promover a articulação com o mercado de trabalho;

VII - organização administrativa da instituição e políticas de gestão, com identificação das formas de participação dos professores, tutores e estudantes nos órgãos colegiados responsáveis pela condução dos assuntos acadêmicos, dos procedimentos de autoavaliação institucional e de atendimento aos estudantes, das ações de transparência e divulgação de informações da instituição e das eventuais parcerias e compartilhamento de estruturas com outras instituições, demonstrada a capacidade de atendimento dos cursos a serem ofertados;

VIII - projeto de acervo acadêmico em meio digital, com a utilização de método que garanta a integridade e a autenticidade de todas as informações contidas nos documentos originais;

IX - infraestrutura física e instalações acadêmicas, que especificará:

a) com relação à biblioteca:

1. acervo bibliográfico físico, virtual ou ambos, incluídos livros, periódicos acadêmicos e científicos, bases de dados e recursos multimídia;

2. formas de atualização e expansão, identificada sua correlação pedagógica com os cursos e programas previstos; e

3. espaço físico para estudos e horário de funcionamento, pessoal técnico-administrativo e serviços oferecidos; e

b) com relação aos laboratórios: instalações, equipamentos e recursos tecnológicos existentes e a serem adquiridos, com a identificação de sua correlação pedagógica com os cursos e programas previstos e a descrição de inovações tecnológicas consideradas significativas;

X - demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras;

XI - oferta de educação a distância, especificadas:

a) sua abrangência geográfica;

b) relação de polos de educação a distância previstos para a vigência do PDI;

c) infraestrutura física, tecnológica e de pessoal projetada para a sede e para os polos de educação a distância, em consonância com os cursos a serem ofertados;

d) descrição das metodologias e das tecnologias adotadas e sua correlação com os projetos pedagógicos dos cursos previstos; e

e) previsão da capacidade de atendimento do público-alvo.


Diretoria Sistêmica de Planejamento e Relações Estratégicas (DSPre)
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